Header Ads

Câmeras de reconhecimento facial passam a monitorar fronteira com Paraguai.



A Aduana da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está testando câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e de identificação de placas de veículos. De acordo com a Receita Federal, 70 equipamentos estão sendo instalados no local.


Atualmente, 30 câmeras de alta definição já estão funcionando para testar os equipamentos na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O projeto será inaugurado oficialmente na segunda-feira (16).


De acordo com a Receita Federal, o sistema deve ajudar a combater o crime, identificando pessoas suspeitas e veículos que possuem alertas de furto ou roubo.


O sistema digitaliza os rostos das pessoas filmadas pelas câmeras e cruza as imagens com um banco de dados. Os veículos que passam pela aduana também são contados.

O auditor fiscal da Receita Federal Marcelo Mossi, explica que o sistema irá propiciar um melhor controle aduaneiro.

"Eles vão evitar que produtos ilícitos dos mais diversos adentrem o território nacional, como drogas, armas, mercadorias, contrafação e todo o tipo de mercadoria ilícita", afirmou.

'Fronteira Tech'



O programa ganhou o nome de "Fronteira Tech" e utiliza uma tecnologia israelense que estava sendo testada desde o início do ano no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).


O Governo Federal investiu no programa cerca de R$ 5 milhões. A iniciativa faz parte do Projeto Cidades Inteligentes, comandado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que é ligada ao Ministério da Economia.


O líder do Cidades Inteligentes, Tiago Faierstein, disse que a tecnologia vem para ajudar no cotidiano dos municípios e para melhorar a qualidade de vida do cidadão.

"A tecnologia, ela vai reforçar o baixo efetivo, vão ser setenta olhos a mais fiscalizando, setenta olhos com inteligência, ajudando os fiscais a aumentarem a área de abrangência da fiscalização aduaneira", explicou.
 Fonte: G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.