Header Ads

Resposta do Delegado de Terra Rica Para uma Crítica.

Bom dia, recebemos um questionamento de uma ex-moradora da cidade. Segue abaixo a pergunta:


Bom dia,
Venho por meio deste veículo de comunicação manifestar a minha indignação em relação a segurança pública do município de Terra Rica - PR.

Há muito tempo vem ocorrendo com frequência crimes, assaltos, assaltos à bancos , sequestro, fugas de presos, tiroteios espalhados por toda a cidade. Recentemente ocorreu uma fuga de 15 presos, no dia 17/02/18 ocorreu vários disparos de arma de fogo em vários pontos da cidade, no dia 18/02/18 outra fuga esta com 07 presos foragidos, a população não tem mais paz, uma cidade que era 

pacata se tornou um caos, cidadãos de bem com medo de toda essa situação, no entanto gostaria de saber o por quê do efetivo (PM) que é mínimo daquele município ter que se deslocar para a cidade vizinha de Guairaçá afim de fazer a segurança tb?, se não estão dando conta nem do serviço de Terra Rica?, onde estão os Policiais Civis e Delegado? cadê as investigações? cadê o resultado dessas investigações? não posso acreditar que um município com menos de 20.000 mil habitantes possa estar sofrendo com tanta 

insegurança? as pessoas estão com medo de sair de casa para ir à uma sorveteria ou a uma lanchonete com sua família, não sabem se vão estar por lá e de repente levar um tiro e o pior matar alguém inocente, portanto venho manifestar os meus protestos de indignação a respeito da segurança daquele local, morei a minha vida inteira naquele lugar hoje resido em São José dos Pinhais, mas minha família permanece por lá, todos com medo e insegurança do que possa acontecer, 

passei as férias por lá e todos os dias tem uma notícia diferente X mata Y, X foi baleado por Y, e assim por diante, os finais de semana tem se tornado sangrentos, no entanto gostaria que fosse tomada medidas passíveis de segurança, para amenizar esses problemas que vem atingindo a população daquele lugar.
Obrigada,
Aguardo retorno

Assinado C.M

SEGUE A RESPOSTA:

Bom dia!
Informo que desde que cheguei a Terra Rica/PR, em maio de 2016, houve 16 homicídios na comarca. Desses, 12 foram solucionados, o que representa índice de solução de 75%, muito acima da média nacional e, inclusive, da média de países que são considerados excelência em questão de segurança pública.

Praticamente todos os roubos da comarca no período também foram solucionados (roubo se caracteriza por crime contra o patrimônio que envolva violência ou grave ameaça).

A consequência do intenso trabalho investigativo que, apesar de a Polícia Civil não possuir condições estruturais mínimas, foi o grande aumento no número de presos. Havia quase sessenta presos na comarca no momento da primeira fuga, que se amontoavam em um local escasso apropriado para apenas oito presos. Não há qualquer estrutura para manter preso na Delegacia e as fugas tornam-se inevitáveis, principalmente pelo fato de o Setor Carcerário ser um improviso para manter presos aguardando vagas no Departamento Penitenciário.

Já trabalhei como Delegado de Polícia nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. No Estado do Paraná atuei em 13 municípios diferentes na minha vida profissional e em nenhum deles notei uma população tão raivosa quanto em Terra Rica/PR. Os cidadãos de Terra Rica/PR odeiam a Polícia, vivem a criar fatos inverídicos em redes sociais e sobrevivem de forma instintiva. A consequência é o grande número de crimes que envolvem violência contra a pessoa.

A Polícia, tanto civil quanto militar, trabalha apenas com a consequência da total desmoralização da população. Não há qualquer programa social de apoio a adolescentes na cidade, de apoio a usuários de drogas e muito menos de oferecimento de trabalho a ex-presidiários. Os cidadãos de Terra Rica/PR querem que a polícia bata, mate e torture quem de qualquer modo saia da esfera comum de comportamento tido por eles como aceitável no ambiente local.

Ler esse tipo de crítica, na qual uma pessoa que nem sequer reside na cidade e vivencia a sua realidade, é, no mínimo, decepcionante, pois, além de demonstrar total falta de conhecimento holístico das causas de violência no Brasil e em Terra Rica/PR, desrespeita o trabalho dos poucos policiais que enfrentam condições materiais de trabalho paupérrimas e realizam o serviço policial de forma praticamente heróica e epopeica. Por exemplo, no fim de 2017, foi deflagrada pela Polícia Civil a maior operação policial da história da cidade de Terra Rica/PR, na qual foram presos 15 traficantes e assaltantes locais. 

O país como um todo vive uma crise absurda de segurança, fruto da falta de educação e de estrutura familiar. A violência e o crime representam consequências de causas históricas de abandono social por parte dos que exercem mandato eletivo e, principalmente, das pessoas que muito reclamam, muito se mostram insatisfeitas, muito criticam os heróis policiais e não fazem a sua parte para melhorar a sociedade, limitando-se a apontar o dedo e a bradar insatisfações sem nunca ter ido às ruas ver a realidade social brasileira e o futuro que se apresenta.

Em conclusão, informo que o trabalho policial em Terra Rica/PR é realizado de forma exemplar e resultados impressionantes são obtidos.

Aproveito a oportunidade para parabenizar e lançar um formal elogio aos policiais civis e militares lotados em Terra Rica/PR que diariamente deixam suas esposas, filhos e pais e se expõem a risco para preservar a vida e a integridade de pessoas que os desprezam e torcem fervorosamente para que fracassem em sua nobre missão.

Atenciosamente.
João Paulo Sorigotti da Silva
Delegado de Polícia
💡Compartilhou💡 
Terra Rica Notícias
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.