Piracema Termina e Pesca Volta a ser Liberada Nesta Sexta-Feira (1°) no Paraná
Piracema termina e pesca volta a ser liberada nesta sexta-feira (1°)
Termina nesta sexta-feira (1°) a Piracema, período de reprodução dos peixes. Com o fim da desova, a pesca estará liberada no Rio Paraná, porém, com algumas restrições especificadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
De acordo com a Polícia Ambiental, os utensílios permitidos para pescador amador são: linha de mão e vara simples, com molinete ou carretilha. A quantidade máxima de peixes por pescador cadastrado é de 10 quilos mais um exemplar por período de pesca. A utilização de iscas nativas será permitida somente com a apresentação da nota fiscal de origem do produtor.
Ainda segundo a Polícia Ambiental, há locais em que a pesca é proibida durante o ano todo e algumas espécies presentes no Rio Paraná, como a Piracanjuba e o Dourado, constam na lista de animais em risco de extinção e não podem ser capturadas.
Rio Piquiri
Apesar o fim da Piracema, a Polícia Ambiental alerta que está proibida a pesca de qualquer modalidade, por tempo indeterminado, em todos os rios da bacia hidrográfica do Rio Piquiri. A Portaria nº 025, publicada na sexta-feira (22), é uma medida de precaução e prevenção em razão da mortandade de peixes nos últimos dias.
Com o número elevado de peixes mortos em vários pontos do Rio Piquiri, a proibição da pesca é uma forma de proteger as espécies nativas, garantindo a recuperação e manutenção de estoques para evolução da espécie, além de evitar a contaminação de pessoas que praticam a pesca e consomem estes peixes.
Serão feitos estudos científicos nas águas e peixes da Bacia do Rio Piquiri, com a finalidade de avaliar sua qualidade ambiental e sanitária.
Quem for pego pescando no local pode responder por Crime Ambiental e ainda receber multa que varia entre R$ 700 e R$100 mil reais.
Fonte: Portal da Cidade
Deixe Seu Comentário