Header Ads

Propaganda Eleitoral na TV e no Rádio Começa Nesta Sexta-Feira (31)

Propaganda eleitoral na TV e no rádio começa nesta sexta-feira (31); veja tempo dos candidatos ao Governo do Paraná


propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio começou nesta sexta-feira (31) e segue até o dia 4 de outubro.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) definiu o tempo previsto de propaganda nos dois veículos para cada um dos dez candidatos ao Governo do Estado durante a campanha para o primeiro turno das eleições 2018.
Veja o tempo de cada candidato ao Governo do Paraná, na ordem do 1ª dia de propaganda
  • Ratinho Júnior, Coligação Paraná Inovador (Avante, PHS, PODE, PPS, PR, PRB, PSC, PSD, PV) - 2 minutos e 3 segundos;
  • Doutor Rosinha, Partido Dos Trabalhadores (PT) - 1 minuto e 12 segundos;
  • Ogier Buchi, Coligação Pátria Brasil (Patriota, PSL, PTC) - 10 segundos;
  • Professor Ivan Bernardo, Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado (PSTU) - 5 segundos;
  • Professor Piva, Coligação PSOL-PCB (PCB, PSOL) - 10 segundos;
  • João Arruda, Coligação Paraná: Emprego, Educação e Combate à Corrupção (MDB, PCdoB, PDT, Solidariedade) - 1 minuto e 51 segundos;
  • Geonísio Marinho, Coligação Unidos pelo Paraná (PRP, PRTB) - 9 segundos;
  • Cida Borghetti, Coligação Paraná Decide (DEM, PMB, PMN, PP, PROS, PSB, PSDB, PTB) - 3 minutos e 2 segundos;
  • Jorge Bernardi, Coligação do Bem e da Verdade para Mudar o Paraná (DC, PPL, Rede) - 9 segundos;
  • Priscila Ebara, Partido da Causa Operária (PCO) - 5 segundos;
A ordem dos candidatos mudará a cada dia, de modo que o primeiro de um dia será sempre o segundo no dia seguinte; e o último de um dia, sempre o primeiro do dia seguinte.
As propagandas para governador serão veiculadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, mesmo dias em que serão exibidas as propagandas para os candidatos a senador e a deputado estadual.
Já nas terças, quintas e sábados, serão exibidas as propagandas dos candidatos à Presidência da República e a deputados federais.
Na TV, serão exibidos dois programas eleitorais de 25 minutos cada, sempre das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.
O rádio segue o mesmo esquema, mas em horários diferentes, das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25.

Dentro dos programas eleitorais, a propaganda para os candidatos a governador terá, ao todo, nove minutos em cada um dos veículos.
O tempo de cada candidato corresponde a um cálculo proporcional à representação de cada um dos partidos que integram a coligação.
O mapa de mídia foi definido em uma reunião na última sexta-feira (24) e divulgado no sábado (25) pelo TRE-PR.

Inserções de propagandas

No mesmo período, emissoras de TV e de rádio também vão reservar um espaço de 70 minutos diários para inserções de propagandas de candidatos, de segunda-feira a domingo. As propagandas gratuitas terão de 30 a 60 segundos, a critério do partido ou coligação.
Esse material deve ser assinado por partido ou coligação e distribuídas entre as 5h e a 0h, ao longo da programação, seguindo a Lei das Eleições.

Análise

Com o início da propaganda eleitoral gratuita, muitos eleitores têm a sensação de que se trata do início da campanha. No entanto, o período permitido para que os candidatos peçam votos começou em 16 de agosto e vai até 6 de outubro.
Para a professora de pós-graduação em comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral, Luciana Panke, é preciso considerar que menos da metade da população tem acesso diário à internet e que nem todos os usuários buscam informações sobre as eleições.
Além disso, a presença dos candidatos em bairros é vista como agenda, e não como campanha eleitoral.
“Para a população em geral, a interrupção da sua programação televisiva ou radiofônica com a propaganda eleitoral dá aquela sinalizada de que efetivamente estamos nesse período, é como se fosse uma sinalização mais efetiva para esse público que não está muito ligado, que não está muito atento à eleição em si”, afirma a especialista.

Tempo de propaganda

Panke lembra que a Lei Eleitoral permite a coligação entre partidos, o que pode aumentar o tempo de propaganda de alguns candidatos. Esses partidos coligados também ganham mais tempo nas inserções – de 30 a 60 segundos – durante a programação das emissoras de rádio e TV.
Segundo a especialista, essas inserções mais curtas, com o tempo de um comercial usual, podem ter rejeição menor que a propaganda eleitoral – que tem programas diários com a duração de 25 minutos – já que diminuem a chance do telespectador ouvinte mudar de canal.

Esse tempo maior de exposição favorece a visibilidade a projeção da imagem pública do candidato, de acordo com Panke, mas não garante a vitória nas urnas.
“Esses candidatos que ficam mais tempo, não quer dizer que eles vão ganhar a eleição, não é uma coisa certa”, pontua.

Atenção ao discurso

Segundo a professora, as eleições de 2018 no Paraná trazem uma repetição das mesmas figuras políticas, mas o eleitor pode assumir um papel mais ativo ao analisar a viabilidade das propostas apresentadas durante o horário eleitoral gratuito
“Porque muitas vezes esses programas trazem promessas que são genéricas”, explica.
As propagandas eleitorais costumam projetar o futuro, mas muitas não mostram como as ações propostas serão executadas, conforme Panke.
Propostas incoerentes, propagandas com conteúdos mais emocionais e um discurso que trata da personalidade do candidato ou da candidata, são itens que podem ser observados pelos eleitores, de acordo com a professora.

“É muito importante o eleitorado estar atento nesse tempo de exposição, um tempo muito curto, uma eleição muito importante. A gente está num momento de crise no país”, diz a especialista.
Veja algumas dicas da professora para ficar de olho no discurso dos candidatos:
Analisar se as propostas têm coerência;
Desconfiar se o candidato fala mal da política, mas já esteve em cargos públicos;
Suspeitar de candidatos que só atacam, mas não apresentam propostas;
Questionar propostas apresentadas sem explicações sobre como viabilizá-las ;
Duvidar de candidatos que dizem que são independentes, que não têm vínculo com ninguém.
“A candidatura sempre vai estar vinculada a algum tipo de interesse. Sempre vai ter um grupo apoiando. E isso também é uma falácia no discurso”, lembra Panke.
Fonte: G1
Veja mais: Terra Rica Notícias


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.