Autoridades revisam número de mortos em tragédia com embarcação na Bahia.
Autoridades revisam número de mortos em tragédia com embarcação na Bahia
o menos 18 pessoas morreram após uma lancha virar na travessia Mar Grande - Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, nesta quinta-feira (24). O acidente aconteceu no início da manhã - chovia, o mar estava bastante agitado e a maré estava alta. O barco transportava 120 pessoas - 89 foram resgatadas com vida e levadas a hospitais.
Inicialmente a Capitania dos Portos informou que 22 pessoas tinham morrido na tragédia. Na tarde desta quinta, representantes da prefeitura de Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar revisaram o número e disseram que ao menos 18 pessoas morreram no acidente. A Capitania dos Portos confirmou o mesmo número ao G1 por volta das 15h50.
Segundo a Marinha, os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) em Salvador e para unidades do IML na região de Vera Cruz. Até o início desta noite dez vítimas tinham sido identificadas.
As buscas por vítimas seguiram até o início da noite, quando foram suspensas. Elas devem ser retomadas na manhã desta sexta-feira (25).O acidente aconteceu após a lancha virar, ainda em Mar Grande, cerca de 10 minutos após deixar o terminal marítimo com destino à capital baiana, por volta das 6h30. A operação do sistema foi imediatamente suspensa em Salvador e Mar Grande.A embarcação, chamada de Cavalo Marinho I, tinha capacidade total de 160 pessoas.
Inicialmente a informação era de que o barco transportava 124 pessoas, sendo 120 passageiros e quatro tripulantes, mas este número também foi revisado: a embarcação transportava na verdade 120 pessoas, sendo 116 passageiros e quatro tripulantes.
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as 89 pessoas resgatadas com vida foram levadas para hospitais da região: 70 estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 estão no Hospital Geral de Itaparica; dois estão no Hospital do Subúrbio e dois no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador.
'Veio uma onda e virou', diz sobrevivente de acidente de lancha que matou mais de 20 pessoas na Bahia
Embarcação que virou em Mar Grande levava 129 passageiros, segundo a Marinha.
Acidente ocorreu em Mar Grande, a cerca de 200 metros da costa
Acidente ocorreu em Mar Grande, a cerca de 200 metros da costa (Foto: Rafael Alves/TV Bahia)
Um dos sobreviventes do acidente de lancha que matou ao menos 22 pessoas, em Vera Cruz, Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta quinta-feira (24), disse que a embarcação Cavalo Marinho I virou após uma onda.
"Estava chovendo, começou a molhar. Veio uma onda e virou. Tinha muita gente", disse Edvaldo Santos de Almeida. A lancha tinha capacidade para 160 passageiros e transportava 129. Um bebê morreu dentro de uma ambulância após ser resgatado.
Edvaldo chegou ao Teminal Náutico, em Salvador, em uma lancha com outros passageiros que foram resgatados. De acordo com Edvaldo, houve demora no atendimento das vítimas. "Agora demorou muito para sermos socorridos, foram duas horas dentro do mar", relatou ao G1.
Eduardo Reis, filho de uma das sobreviventes, Meire Souza, disse que a mãe foi socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE).
"Ela conseguiu, mas muita gente não. Mas isso aí foi anunciado, né? Minha mãe trabalha aqui [Salvador], mora em Barra do Gil [Ilha de Itaparica], atravessa todo o dia. Ela mandou ontem para mim um vídeo via Whatsapp, a lancha perto de virar. Ela filmando e pedindo a Deus, orando", relatou.
A mãe de um dos passageiros, Ivanildes Nascimento, está aflita. "Estou preocupada. Meu filho estava nessa lancha e ainda não tenho informações dele. Na lista que saiu, o nome dele não está. Toda hora chega um e diz que tem feridos, mas a gente não sabe de nada", lamenta.
Edvaldo Santos de Almeida é um dos sobreviventes
Edvaldo Santos de Almeida é um dos sobreviventes (Foto: Juliana Almirante / G1)
Segundo a Marinha, informações passadas pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), apontam que a embarcação tinha capacidade para 160 passageiros e transportava 129 no momento do acidente.
A Marinha ressalta que embarcações particulares também fizeram resgates e, por isso, ainda não é possível afirmar precisamente o número de pessoas retiradas do mar.
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 88 pessoas foram resgatadas com vida até o momento. Dentre os sobreviventes resgatados, 70 estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 estão no Hospital Municipal de Itaparica; dois estão no Hospital do Subúrbio e um no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador.
Acidente com embarcação na Bahia
Acidente com embarcação na Bahia (Foto: Arte/G1)
Segundo informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. A embarcação seguia para Salvador e virou por volta das 6h30.
De acordo com a Capitania dos Portos, três equipes em três navios foram encaminhadas para o local do acidente.
Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Grupamento Aéreo (Graer) está no local colaborando com os trabalhos de busca. A corporação diz que transportou um dos sobreviventes para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.
Familiares aguardam notícias na porta do terminal Náutico, em Salvador
Familiares aguardam notícias na porta do terminal Náutico, em Salvador (Foto: Nana Alencar/G1)
Além disso, a 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) também prestou socorro a algumas vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande, como também para o Hospital Geral de Itaparica. O Corpo de Bombeiros da Bahia também enviou equipes para a localidade.
Por meio de nota, o governador Rui Costa decretou três dias de luto oficial, contados a partir de hoje, por conta da tragédia. "Manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente".
Também por meio de nota, a Presidência da República lamentou a perda trágica de dezenas de vidas. "As providências para apurar as causas dos acidentes e punir os responsáveis estão sendo tomadas, em todas as três esferas de governo", disse





Deixe Seu Comentário