Em Terra Rica e na Região Bombeiros Registram Aumento de Incêndios em Terrenos Baldios.
Bombeiros registram aumento de incêndios em terrenos baldios em Terra Rica e na região noroeste do Paraná.
Do dia 1º de junho até a manhã deste dia 15, os números do Corpo de Bombeiros indicavam um aumento de 57% no atendimento de combate a incêndios em terrenos baldios. Somente em 2017 foram atendidas 66 ocorrências.
Os números são relativos às ocorrências atendidas em Paranavaí, Querência do Norte, Loanda, Nova Londrina, Terra Rica e Nova Esperança.
O sargento Marco Antônio da Silva, do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, relata que além da estiagem, da baixa umidade relativa do ar e da incidência de ventos fortes, corrobora para o aumento de chamadas a falta de conscientização dos donos de terrenos. “É visível que na maioria das vezes o incêndio foi provocado para limpar os lotes”.
As cidades de Loanda com 26 registros e Nova Esperança com 21 atendimentos são os locais onde ocorre o maior número de focos de incêndios em terrenos baldios. Em seguida vem Terra Rica com sete chamadas, Paranavaí e Querência do Norte com cinco atendimentos e por último vem Nova Londrina com dois registros de combate.
Silva explica que a baixa umidade e estiagem deixam a vegetação seca e isso facilita a queimada. Já o vento comum para a época do ano, propaga o fogo com facilidade. “O vento faz com que o fogo se espalhe mais rápido e isso dificulta o combate”.
O sargento pediu que as pessoas tenham mais consciência e não realizem queimadas com o objetivo de limpar terrenos baldios e lixos. “Atualmente trabalhamos com uma demanda reprimida. O número de chamadas está sendo superior à capacidade de combate aos incêndios. Há situações que os atendentes são obrigados a fazer triagem e as equipes vão a situações que ofereçam riscos à saúde e à segurança”, disse o bombeiro.
CRIME - Provocar incêndios em vegetação é crime ambiental. O dono do terreno ou a pessoa responsável pelo manejo do fogo pode sofrer as sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais e receber multas que variam de acordo com a área queimada.
O sargento comentou que para haver a prisão tem que haver o flagrante. Quando isso não acontece, o crime só será investigado se houver denúncia na Delegacia. No ano passado em Paranavaí os bombeiros chegaram a encaminhar uma pessoa presa depois de ser flagrada colocando fogo em uma propriedade localizada no Jardim São Jorge.


Deixe Seu Comentário